Movimento Fortaleza Criativa

Acesse nosso formulário para participar e solicitar e sinalizar seu projeto/estabelecimento.

Tenha acesso aos modelos disponíveis de sinalização acessando esse link.

O que é o Movimento Fortaleza Criativa?

Esse movimento teve início em 2017, quando diversos agentes públicos e privados se reuniram em torno de um propósito: conquistar o reconhecimento e tornar Fortaleza Cidade do Design, membro das cidades criativas da Unesco. Essa chancela credencia Fortaleza à uma Rede de 295 Cidades Criativas do mundo, qualificadas a partir de linguagens específicas. Além do Design, são áreas criativas, conforme a UNESCO: música, artesanato, teatro, cinema, artes midiáticas e gastronomia. Objetivo da rede é promover a troca de boas práticas em economia criativa.

 

Em 2019, Fortaleza teve sua candidatura aceita e passou a ser Cidade Mundial do Design.

 

Hoje, o Movimento Fortaleza Criativa se materializa numa rede de instituições e estabelecimentos que dão visibilidade à chancela e reforçam ações de promoção da cultura criativa da cidade com foco no design como ferramenta para solução de problemas.

2

Qual o papel da Prefeitura de Fortaleza nesse Movimento?

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Vice-prefeitura, é a gestora das ações apresentadas no Protocolo de Intenções que viabilizou a candidatura de Fortaleza como Cidade Criativa do Design. Essas ações têm como objetivo primordial promover o desenvolvimento do Design no município por meio de atividades de formação, pesquisa, promoção e fomento do Design.

3

Qual o papel dos estabelecimentos criativos nesse Movimento?

Os estabelecimentos envolvidos no movimento são multiplicadores da chancela para a sociedade. As empresas e instituições podem atuar de diversas maneiras para fazer com que a chancela seja mais conhecida pela população. Ações de comunicação, interação entre marcas e inserção da marca em produtos da empresa são algumas das possibilidades de parceria. Além do apoio e patrocínio à ações da chancela. O fortalecimento da cultura criativa passa ainda pela criação de mecanismos que possibilitem o engajamento do setor criativo na divulgação da chancela de Fortaleza como "Cidade Criativa Mundial do Design".

4

Como os entes privados e públicos atuam na divulgação da chancela de Cidade Criativa do Design?

A prefeitura de Fortaleza criou uma forma de identificar locais que têm a criatividade e o design como ponto central de suas atividades. A placa de sinalização Fortaleza Criativa, Cidade Mundial do Design da Unesco foi desenvolvida com esse propósito. Essa identificação sinaliza a participação no movimento e simboliza um compromisso com o desenvolvimento do setor criativo de modo geral e com o Design, de modo particular.

Existem três tipos de sinalização padronizadas para os participantes do movimento: Placa externa, placa interna e adesivo. Que podem ser usadas de acordo com a necessidade do estabelecimento. Os arquivos para produção estarão disponíveis no site www.fortalezacriativa.com/movimento-fortalezacriativa.

 

Outras iniciativas são realizadas em âmbito municipal como promoção de formações gratuitas na área do Design, incentivo à visibilidade de designers locais, produção e participação de eventos voltados para o segmento do design, desenvolvimento de pesquisas para a identificação das necessidades e desafios desse campo, entre outras. Para incorporar a marca da chancela aos seus projetos, basta fazer o download dos arquivos da marca na página de Dossiê e Arquivos.

5

Quem pode adquirir a placa Cidade Criativa?

Fortaleza é cidade Mundial do Design. Se o seu estabelecimento é uma escola, escritório ou oferece algum tipo de produto ou serviço relacionado ao design, você pode se candidatar para receber a sinalização.

6

Como posso me candidatar para adquirir uma placa?

Para se candidatar para adquirir a placa Fortaleza Cidade Criativa basta preencher o Formulário de Inscrição Movimento Fortaleza Cidade. Se sua instituição ou estabelecimento for aceito, entraremos em contato lhe informando os passos seguintes.

7

Como faço para receber uma placa?

Primeiro você precisa preencher o Formulário de Inscrição Movimento Fortaleza Criativa. Se você estiver enquadrado nos critérios de aceitação, seu pedido será aceito.

8

Em quanto tempo terei minha placa, caso meu pedido seja aceito?

O prazo de entrega da placa depende da disponibilidade do fornecedor. Após confirmação do pedido e pagamento, normalmente a instalação é realizada em até uma semana (cinco dias úteis). O estabelecimento interessado pode realizar a produção da placa com outro fornecedor, caso deseje, desde que o projeto seja aprovado pela gestão da chancela.