Movimento Fortaleza Criativa

Acesse nosso formulário para participar e solicitar e sinalizar seu projeto/estabelecimento.

O que é o Movimento Fortaleza Criativa?

Esse movimento teve início em 2017, quando diversos agentes públicos e privados se reuniram em torno de um propósito: conquistar o reconhecimento e tornar Fortaleza Cidade do Design, membro das cidades criativas da Unesco. Essa chancela credencia Fortaleza à uma Rede de 295 Cidades Criativas do mundo, qualificadas a partir de linguagens específicas. Além do Design, são áreas criativas, conforme a UNESCO: música, artesanato, teatro, cinema, artes midiáticas e gastronomia. Objetivo da rede é promover a troca de boas práticas em economia criativa.

 

Em 2019, Fortaleza teve sua candidatura aceita e passou a ser Cidade Mundial do Design.

 

Hoje, o Movimento Fortaleza Criativa se materializa numa rede de instituições e estabelecimentos que dão visibilidade à chancela e reforçam ações de promoção da cultura criativa da cidade com foco no design como ferramenta para solução de problemas.

2

Qual o papel da Prefeitura de Fortaleza nesse Movimento?

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Vice-prefeitura, é a gestora das ações apresentadas no Protocolo de Intenções que viabilizou a candidatura de Fortaleza como Cidade Criativa do Design. Essas ações têm como objetivo primordial promover o desenvolvimento do Design no município por meio de atividades de formação, pesquisa, promoção e fomento do Design.

3

Qual o papel dos estabelecimentos criativos nesse Movimento?

Os estabelecimentos envolvidos no movimento são multiplicadores da chancela para a sociedade. As empresas e instituições podem atuar de diversas maneiras para fazer com que a chancela seja mais conhecida pela população. Ações de comunicação, interação entre marcas e inserção da marca em produtos da empresa são algumas das possibilidades de parceria. Além do apoio e patrocínio à ações da chancela. O fortalecimento da cultura criativa passa ainda pela criação de mecanismos que possibilitem o engajamento do setor criativo na divulgação da chancela de Fortaleza como "Cidade Criativa Mundial do Design".

4

Como os entes privados e públicos atuam na divulgação da chancela de Cidade Criativa do Design?

A prefeitura de Fortaleza criou uma forma de identificar locais que têm a criatividade e o design como ponto central de suas atividades. A placa de sinalização Fortaleza Criativa, Cidade Mundial do Design da Unesco foi desenvolvida com esse propósito. Essa identificação sinaliza a participação no movimento e simboliza um compromisso com o desenvolvimento do setor criativo de modo geral e com o Design, de modo particular.

Existem três tipos de sinalização padronizadas para os participantes do movimento: Placa externa, placa interna e adesivo. Que podem ser usadas de acordo com a necessidade do estabelecimento. Os arquivos para produção estarão disponíveis no site www.fortalezacriativa.com. Outras peças de sinalização podem ser desenvolvidas pelos parceiros desde que sejam aprovadas pela gestão da chancela.

 

Outras iniciativas são realizadas em âmbito municipal como promoção de formações gratuitas na área do Design, incentivo à visibilidade de designers locais, produção e participação de eventos voltados para o segmento do design, desenvolvimento de pesquisas para a identificação das necessidades e desafios desse campo, entre outras.

5

Quem pode adquirir a placa Cidade Criativa?

O primeiro critério usado para sinalizar que um estabelecimento faz parte do Movimento Fortaleza Criativa é que o local se autodeclare como fonte de produtos ou serviços voltados para a promoção e fortalecimento da cultura criativa e do design, atuando em áreas como:

- Cultura (centros culturais, cinemas, bibliotecas comunitárias, museus, teatros, cineclubes,  galerias de arte, sebos, livrarias, brechós, ateliês artísticos e de moda, patrimônio cultural/arquitetônico)

- Gastronomia (restaurantes, bares, cafés)

- Esporte (academias, escolas, companhias que tem o esporte como vetor de transformação social)

- Ambiental (museus, escolas, áreas de preservação, instituições que desenvolvam atividades de cunho sócio-cultural-ambiental)

 

O estabelecimento que tem ações nessas áreas e que participam da chancela através da interação do seu projeto com a chancela poderá ter sinalização da Cidade Criativa.

6

Quero fazer parte do Movimento Fortaleza Cidade Criativa. Qual minha contrapartida?

As empresas e instituições podem participar do movimento de diversas maneiras. Desde a divulgação da chancela nos seus canais de comunicação até o patrocínio de ações efetivas da cidade criativa. As ações podem acontecer de acordo com a área de atuação do estabelecimento. Marcas de vestuário podem criar coleções temáticas com a assinatura Fortaleza Criativa, restaurantes podem ter um item do cardápio inspirado na nossa criatividade, indústrias podem divulgar a marca nas embalagens dos seus produtos, eventos podem dedicar espaços para criação de experiências de relacionamento com a chancela de Fortaleza Criativa e assim por diante. Estamos abertos a novas possibilidades de parceria a serem propostas pelos estabelecimentos interessados.

7

Como posso me candidatar para adquirir uma placa?

Para se candidatar para adquirir a placa Fortaleza Cidade Criativa basta preencher o Formulário de Inscrição Movimento Fortaleza Cidade. Se sua instituição ou estabelecimento for aceito, entraremos em contato lhe informando os passos seguintes.

8

Como faço para receber uma placa?

Primeiro você precisa preencher o Formulário de Inscrição Movimento Fortaleza Criativa. Com isso, você se candidata a fazer parte do Movimento Fortaleza Cidade Criativa do Design. Seu formulário será analisado pela equipe do Gabinete da Vice-prefeitura. Se você estiver enquadrado nos critérios de aceitação, seu pedido será aceito.

9

Em quanto tempo terei minha placa, caso meu pedido seja aceito?

O prazo de entrega da placa depende da disponibilidade do fornecedor. Após confirmação do pedido e pagamento, normalmente a instalação é realizada em até uma semana (cinco dias úteis). O estabelecimento interessado pode realizar a produção da placa com outro fornecedor, caso deseje, desde que o projeto seja aprovado pela gestão da chancela.

10

Não posso pagar pela placa, ainda assim posso receber uma placa?

Sim, mediante cadastro; seu estabelecimento entrará numa lista de locais a serem contemplados por doação. Entraremos em contato quando houver placas disponíveis e previsão de instalação.

11

Posso pagar pela placa e gostaria de presentear um estabelecimento que não pode pagar. Como posso contribuir?

Você pode realizar a compra de mais de uma placa e indicar qual local gostaria de presentear. Na ausência de uma indicação, a placa será direcionada a algum estabelecimento previamente cadastrado.

12

Para onde vai o dinheiro da placa?

O recurso utilizado para a confecção da placa é pago diretamente ao fornecedor.