
A III Jornada Mundial de Design levou uma série de palestras com nomes de relevância nacional para o Museu da Indústria, nesta sexta (25). O encontro é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, através do Gabinete da Vice-Prefeitura, em parceria com o Sebrae; Senac-Ceará, Fecomércio; Instituto Cultural Iracema e Universidade de Fortaleza. O apoio é da Secretaria de Juventude, por meio da Rede Cuca e do Instituto de Juventude; da Associação Ceará Design; da Universidade Federal do Ceará, por meio do Departamento de Arquitetura Urbanismo e Design e do Instituto de Cultura e Arte; do Istituto Europeo de Design; da Federação das Indústrias, por meio do Museu da Indústria e do Instituto Mirante, por meio Museu da Imagem e do Som do Ceará.
“Criatividade como motor de desenvolvimento econômico” foi o tema da primeira mesa do dia, composta por Cláudia Leitão, ex-secretária da Cultura do Estado do Ceará e ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, empresa que desenvolve soluções inovadoras e sustentáveis nos setores culturais, turísticos e criativos; Eduardo Barroso, diretor do primeiro Centro de Design do Ceará e Allyson dos Reis, presidente da Associação Ceará Design. O momento contou com participação do público, com contribuições ao debate feitas por Luís Carlos Sabadia, diretor do Museu da Indústria, Alberto Gadanha, ponto focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO em Fortaleza e Isabel Andrade, Coordenadora Executiva da Vice-prefeitura de Fortaleza e Doutoranda em Raça, Gênero e Colonialidade pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (UFRJ).
A programação da tarde iniciou com a mesa “Elementos para um Design Regional e Social”, com o designer Érico Gondim, que trouxe a experiência da Corrupio, com produtos feitos com o reaproveitamento de sacos plásticos do lixo, aumentando o ciclo de vida do material; Armênia Rocha (Alumiar), que busca desenvolver produtos sustentáveis feitos a partir de fibras naturais diversas, encontradas no estado do Ceará; Celina Hissa, idealizadora da marca Catarina Mina, desenvolve roupas, bolsas e acessórios em parceria com comunidades de artesãs, tendo como uma das filosofias o preço justo, valorizando quem produz. A mediação foi da designer Monike Oliveira, representando a Associação Ceará Design. Em seguida, a mesa “Design Social no setor público e privado”, contou com as falas de Geórgia Cruz (ÍRIS - Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará, Aldiane Lima, diretora Administrativa da Associação Ceará Design; Davi Gomes, secretário da Juventude de Fortaleza; a artista e produtora Ariane Morais (Senac Ce); com a mediação de Valdo Costa, da ACDesign e Editora INESP.
A quarta mesa abordou questões sobre “Design e Literatura nas cidades criativas da UNESCO”, com Talles Azigon, Editora Substânsia e integrante da equipe de coordenação do atual Centro de Design do Ceará, com mediação Alberto Gadanha, ponto focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO em Fortaleza.

Fechando o terceiro dia de programação, a palestra “Design para um mundo em crise”, com Adélia Borges, jornalista, pesquisadora, escritora, historiadora, curadora especialista em design, doutora honoris causa pela Unesp, à frente da Borges Comunicação. Jackson Araújo, diretor criativo da Trama Afetiva, projeto que usa o Design como ferramenta de transformação social para o coletivo; com mediação de Cláudia Marinho, professora do curso de Design da UFC. “Estive em Fortaleza em 2019 e acho que hoje, tanto a cidade, quanto o Ceará estão na liderança da valorização do Design como ferramenta, com políticas públicas voltadas para o incentivo do Design. Temos ainda muitos desafios na perspectiva do Design na transformação social, então é muito importante estar nesta Jornada para discutir e construir um Design acessível, democrático, em co-criação. O Ceará tem soluções geniais e tem que ser valorizado” conclui Adélia Borges.
Fortaleza é Cidade Criativa do Design desde 2019 e a realização da Jornada Mundial de Design foi um dos compromissos assumidos para obter a chancela da UNESCO. A programação segue até sábado (26), com atividades (palestras e mostra mídiadança) no MIS-CE, com apresentações musicais e feira criativa e gastronômica “Babado Fuá” na Praia de Iracema.
Veja os detalhes da programação completa no site www.fortalezacriativa.com e nos perfis @jornadamundialdedesign e @fortalezacidadecriativa.