Oficinas artísticas e workshop de Place Branding marcam segundo dia da III Jornada Mundial de Design

Atualizado: há 5 dias



Na manhã desta quinta-feira, (24), a III Jornada Mundial de Design, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, ofereceu 20 oficinas gratuitas realizadas em mais de 15 locais da capital. No Senac Aldeota, o destaque da programação foi para o workshop gratuito de “Place Branding com Metodologia de Design Thinking”, ministrado pela designer e professora do Istituto Europeo de Design, Ana Cotta.


As oficinas foram ministradas por profissionais locais de destaque de design, literatura e áreas criativas e aconteceram nas unidades do Cuca Barra, Cuca Jangurussu, Cuca José Walter, Mondubim e Pici. No curso de Design da UFC, a oficina foi realizada dentro do Laboratório de Tipografia. Ainda foram ministradas oficinas na Casa da Cultura Digital, Opa! Escola de Design, Escola de Artes e Ofícios e no Senac Aldeota.


Durante o workshop de Place Branding, a designer Ana Cotta abordou técnicas de design thinking para pensar as cidades e estratégias para construir relações significativas entre lugares e pessoas. Nesta atividade, que contou com a participação ativa do público, o objetivo era realçar as qualidades da Praia da Iracema e apontar alternativas para superar problemas relacionados ao bairro. Ana Cotta é estrategista, parceira estratégica de empresas e agências de Branding, mentora de pequenas marcas, palestrante, professora, idealizadora e coordenadora da Pós-Graduação de Branding do Instituto Europeo di Design (IED).


Já entre as oficinas, um dos destaques foi a de Tipos Móveis, do professor do curso de Design, Leonardo Buggy, no Laboratório de Tipografia do Ceará da UFC. Na ocasião, foram apresentados aos participantes processos e equipamentos empregados para a impressão de composição previamente desenvolvida com tipos móveis. Outro ponto alto foi a oficina “Vivência em Xilogravura - O Design e o Cordel’, com João Pedro, artista popular que tem exposições nacionais e internacionais. Com décadas de experiência em xilogravura, ele compartilhou um pouco do seu conhecimento prático na área. Também teve a oficina de Lettering - Tipos Poéticos, com a designer Mônica Rodrigues, que abordou técnicas de lettering aliadas à literatura brasileira. Mônica coordenou e dirigiu o processo de criação da identidade visual da Bienal Internacional do Livro deste ano e é finalista do prêmio Brasil Design Awards.





A Jornada ainda realizou Oficina de Encadernação: Traçando Possibilidades e Sonhos, com Lia Alcântara; Design Editorial, com Dirceu Ximenes, Criação em Design, com Jorge Godoy; Moda autoral, Juventudes e Periferia: Cortes que transformam vidas, com Val Mendes; É tudo Miragem: Escrita e Imagem, com Fernanda Meireles; Afroheroísmos do Ceará - Oficina de Concept Art para uma Ficção Científica Regional, com Davi Ferreira; Escrita criativa: narrativas que nos cercam, com Mateus Lins; Para encontrar o azul: Ateliê de Cianotipia, com Sabrina Moura; Cromologia: Aula-Luz do dinheiro. Luz e cor em seu trabalho, com Pablo Manyé; Produção de eventos, com Hadji Aires; Visual Merchandising, com Silvania de Deus; Design Aplicado a Coquetelaria; Cerâmica para Gastronomia, com Túlio Paracampos; Workshop/Debate: Design + Gastronomia.





A III Jornada Mundial de Design é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Sebrae; Senac-Ceará - Fecomércio; Instituto Cultural Iracema e Universidade de Fortaleza. O apoio é da Secretaria de Juventude, por meio da Rede Cuca e do Instituto de Juventude; da Associação Ceará Design; da Universidade Federal do Ceará, por meio do Departamento de Arquitetura Urbanismo e Design e do Instituto de Cultura e Arte; do Istituto Europeo de Design; da Federação da Indústria, por meio do Museu da Indústria e do Instituto Mirante, por meio Museu da Imagem e do Som.


A programação da Jornada continua com uma série de palestras sexta (25) e sábado (26), no Museu da Indústria e MIS, respectivamente, e encerra com mostras artísticas e feira criativa Babado Fuá, na Praia de Iracema.


Veja os detalhes da programação completa no site www.fortalezacriativa.com e nos perfis @jornadamundialdedesign e @fortalezacidadecriativa.