Prefeitura de Fortaleza reúne grandes nomes da cena criativa no primeiro dia da III Jornada Mundial

Atualizado: 25 de nov.



O primeiro dia da III Jornada Mundial de Design foi marcado por grandes nomes do Design brasileiro e de Fortaleza em mesas que abordaram assuntos relacionados ao tema geral “Design e literatura para um mudo crise". O encontro aconteceu no Auditório do Senac Aldeota, com grande público, formado por profissionais, estudantes de Design e demais interessados. O encontro é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, através do Gabinete da Vice-Prefeitura, em parceria com o Sebrae; Senac-Ceará / Fecomércio; Instituto Cultural Iracema e Universidade de Fortaleza / O apoio é da Secretaria de Juventude, por meio da Rede Cuca e do Instituto de Juventude; da Associação Ceará Design; da Universidade Federal do Ceará, por meio do Departamento de Arquitetura Urbanismo e Design e do Instituto de Cultura e Arte; do Istituto Europeo de Design; da Federação da Indústria, por meio do Museu da Indústria e do Instituto Mirante, por meio Museu da Imagem e do Som.


Na cerimônia de abertura, o vice-prefeito Élcio Batista destacou a importância de realizar o evento e como o Design pode ser um grande potencializador de transformações sociais. "O design pode contribuir para que as pessoas ascendam socialmente, que possam prosperar. Esse é só um momento do que queremos fazer por todos os próximos anos". A Jornada é um compromisso assumido por Fortaleza quando conquistou a chancela de Cidade Criativa da UNESCO, em 2019. Na ocasião, a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra, falou sobre a atuação da instituição no segmento, citando os cursos de formação profissional, inclusive da Escola Senac do Livro, além da participação em eventos que movimentam a economia criativa na cidade. Também teve as falas de abertura de Aldiane Lima (Associação Ceará Design), Alice Mesquita (SEBRAE) e Luís Carlos Sabadia (FIEC).


Na primeira mesa, foi discutido como pensar o Design para uma cidade criativa. Com mediação de Allyson dos Reis, presidente da Associação Ceará Design, participaram do momento Roberto Vieira, coordenador do projeto de extensão Design Computacional, da UFC; Paulo Linhares, que implantou o primeiro Centro de Design do Ceará; e Tarcísio Bezerra, professor da Unifor.


O tema da palestra seguinte foi "O livro como Dispositivo Estratégico de Design Social", com uma equipe de professores (Lilu Vieira, Guilherme Garcia e Camila Barros) e alunos do Laboratório de Iniciativas em Design Social, da UFC, compartilhando sobre projetos e atuação na área. Ainda teve bate-papo sobre "Design Editorial: novos caminhos", com o designer Felipe Góes; Denise de Castro, representando o Senac; Leonardo Buggy, professor do curso de Design da UFC; e Deglaucy Jorge Teixeira, representando o jornal O Povo.


Por fim, o encerramento do dia foi com o renomado designer Gustavo Piqueira, de São Paulo, com mediação de Mateus Montenegro (ACDESIGN). Gustavo recebeu mais de 500 prêmios nacionais e internacionais, e falou sobre projetos profissionais. O designer está à frente da Casa Rex, que desenvolve projeto de narrativas visuais contemporâneas, pesquisa em cultura visual, limites da linguagem e oficinas gráficas.


A programação da Jornada segue na quinta-feira (24), com workshop de "Place Branding com Metodologia de Design Thinking", ministrado por Anna Cotta, no Senac Aldeota, além de oficinas gratuitas nos Cucas, Opa!, Vila das Artes, Escola de Artes e Ofícios, Casa da Cultura Digital e UFC. Na sexta (25), tem palestras no Museu da Indústria, com nomes de referência nacionais e internacionais do design, e no sábado (26) atividades (palestras e mostra videodança) no MIS, apresentações musicais e feira criativa Babado Fuá na Praia de Iracema.


Veja os detalhes da programação completa no site www.fortalezacriativa.com e nos perfis @jornadamundialdedesign e @fortalezacidadecriativa.

Isabel Andrade 85.987255162

Marina Holanda 85.996995148

Melissa Campos 85.91650980